domingo, 2 de março de 2008

O FESTIVAL

Na sua origem estão preocupações ambientais, e a vontade de descobrir novos caminhos para o turismo no concelho com a criação de um Produto Turístico inovador.

O Festival Gastronómico de Lagostim de Rio, pretende ser um incentivo à riqueza e diversidade gastronómica através da criação de novos pratos com base num recurso natural pouco valorizado e que existe em abundância no concelho. Espera-se que venha a ser uma solução rentável para o problema que a abundância deste crustáceo apresenta para o equilíbrio ecológico do rio Zêzere e seus afluentes. Por outro lado, economicamente este crustáceo poderá ser uma mais valia para o concelho se for explorado de forma sustentável.

O Festival Gastronómico de Lagostim de Rio poderá ser o primeiro passo para olharmos este crustáceo sob um novo ângulo.

Numa altura em que o recurso turístico estrutural de Ferreira do Zêzere, a albufeira e o seu magnifico espelho de água, se encontram ameaçados quer pelas restrições à navegação recreativa do plano de ordenamento da Albufeira do Castelo do Bode, quer pela polémica construção de uma nova barragem em concelhos vizinhos, talvez esta seja não uma altura de fechar uma porta, mas o abrir de uma nova janela de oportunidades.


1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente iniciativa - desde a ideia à concretização. O concelho fica a ganhar com esta atitude proactiva em prol do património gastronómico da região. Parabéns pela originalidade! Converte-se um problema num benefício.

Natacha Figueiredo